09 dezembro 2010

A Ordem Demolay e seus princípios

A Ordem DeMolay é uma ordem secreta de princípios filosóficos, fraternais e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land.

Há cerca de 205 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada na: Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai e Uruguai.

Princípios

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino. A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são:

o Amor filial;
o Reverência pelas Coisas Sagradas;
o Cortesia;
o Companheirismo;
o Fidelidade;
o Pureza;
o Patriotismo;

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

* "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
* "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
* "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

O ingresso na ordem DeMolay não garante que o jovem irá se tornar um maçom no futuro.